COACHING VOCACIONAL

coaching vocacional

A escolha profissional não é uma tarefa fácil para os jovens e deve ser feita com cuidado. Esse é o papel do Coaching Vocacional. Existem vários fatores que podem influenciar essa decisão, tais como: atribuições da profissão, salário, competitividade X mercado de trabalho, facilidades e dificuldades do vestibular, expectativa dos pais, expectativa dos amigos, valores pessoais, etc.

O Coaching Vocacional ajuda os jovens a conhecerem seus valores pessoais, forças, virtudes, habilidades, talentos, interesses pessoais e profissionais, através de ferramentas cientificamente comprovadas que auxiliam na descoberta da identidade profissional e no planejamento do passo a passo necessário para atingirem o objetivo desejado.

É um processo de autoconhecimento de suas aptidões, características de sua personalidade e das próprias perspectivas de futuro. Ajudando o jovem a se relacionar de forma realista com o mundo do trabalho, o qual para muitos parece ser um mundo muito distante.

Como funciona o Processo de Coaching Vocacional?

O Processo de Coaching Vocacional é realizado em 10 sessões, presenciais ou online, com 1 hora de duração. A cada sessão é estabelecido com o coachee a tarefa de casa, que lhe ajudará na tomada de decisão.

As tarefas são importantes pois permitem que o jovem entre em contato com o mercado de trabalho, geralmente estabelecemos atividades que proporcionem o contato com profissionais que estão atuando nas áreas de interesse, universitários, feiras de profissões e os diálogo com os seus pais ou responsáveis, o quais exercem um papel fundamental nesse momento da vida do Jovem.

Vale ressaltar que os adultos são os maiores exemplos para os jovens, e a família é sem dúvida o pilar que dá sustentação para uma tomada de decisão consciente, em que o jovem passa a ser íntegro com seus valores de vida e anseios.

VEJA TAMBÉM:

O que é Coaching?Coaching de Carreira

Eu publico muitos conteúdos que podem te ajudar. Assine a newsletter e receba no e-mail!

Procuro sempre produzir textos e vídeos que ajudam as pessoas a tomarem melhores decisões.